','

' ); } ?>

Materiais e Acabamentos Para Portas de Armários

Atualmente, os armários costumam ser feitos com aglomerado de madeira (mdf, mdp ou compensado). Esses materiais substituíram a madeira maciça por serem mais leves, econômicos, ecológicos e duráveis.

Para a parte interna do armário, a melhor opção é um aglomerado que já venha com acabamento. Existem diversas opções de cores e texturas. A mais comum é a branca, que facilita a limpeza e a visualização das roupas, além de ser barata.

Porém, para as portas, temos algumas outras opções, que vamos ver agora.

MDF, MDP ou compensado com acabamento

A opção mais econômica é usar um material que já venha com acabamento também nas portas. Se não quiser chamar muita atenção para o armário, a cor branca não tem erro.

Portas de armários em mdf com acabamento branco

Laminado

O mdf também pode ser revestido com laminado, também conhecido como fórmica, nome de uma das marcas. Existem várias opções de cores. As mais comuns podem ser encontradas em mdfs prontos também.

Essa opção é mais trabalhosa que os aglomerados que já vêm prontos, pois o marceneiro tem que colar o laminado. Por isso também fica mais caro. A vantagem é a maior variedade de cores e padrões.

Escolher uma cor ou textura diferente é uma opção que torna o ambiente mais original e chama mais atenção para o armário. Existem também texturas que imitam outros materiais, como madeira e pedra, e acabamentos brilhantes.

Portas de armários em laminado/fórmica verde

Laca

Portas laqueadas têm um acabamento mais perfeito e sofisticado que o laminado. As opções de cores nesse caso são praticamente infinitas.

As desvantagens são o preço mais alto e a resistência menor a riscos. É um acabamento delicado, que deve ser bem cuidado no uso e na limpeza. Talvez não seja a melhor escolha para quartos de criança.

A laca geralmente tem um acabamento bem brilhante, mas essa não é a única opção. Você pode ter diferentes texturas, inclusive sem brilho nenhum.

Portas de armários em laca branca brilhante

Folha de madeira natural

O mdf pode ainda ser revestido com folha de madeira natural, deixando as portas com aparência de madeira maciça. Fica lindo, chique e aconchegante.

Folha de madeira é uma camada fininha de madeira natural. Em vez de usar madeira maciça, hoje em dia se usa um aglomerado mais leve e ecológico revestido com a folha. O resultado é idêntico a uma porta sólida de madeira.

Existem folhas de diversas espécies, cada uma com diferentes desenhos, cores e preços. As suas opções dependem das espécies disponíveis na sua região.

A desvantagem dessa opção é o preço mais alto.

Portas de armários em folha de madeira natural

Espelho

Outra opção é ter portas espelhadas. Uma boa ideia para quartos pequenos, pois amplia o ambiente e já resolve a necessidade de um espelho de corpo inteiro no quarto.

Portas de armários espelhadas

Vidro

Portas de vidro em vez de mdf protegem o interior contra pó, mas deixam tudo a mostra. Essa opção é para quem é bem organizado e tem espaço de sobra no armário para não ter nada fora do lugar.

É uma opção mais cara, pois o vidro tem que ser reforçado para ser usado em portas grandes e sem moldura.

Portas de armários de vidro

Cortina

Para quem quer economizar no armário, uma solução é trocar as portas por uma cortina. Outra vantagem dela é abrir o vão inteiro sem ocupar espaço de circulação.

Ótima opção para uma decoração despojada, com outros elementos seguindo o mesmo estilo no quarto.

Cortina branca em vez de portas para guarda-roupa

E aí, já escolheu seu acabamento favorito para revestir as portas dos seus armários e guarda-roupas?

Seja qual for sua escolha, confira o índice de artigos sobre armários para aprender sobre medidas ideais, portas de correr ou de abrir, armário no quarto ou closet separado, puxadores e outros assuntos.

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.