','

' ); } ?>

Projeto e Medidas de Guarda-Roupa Planejado

Definir o projeto do guarda-roupa perfeito sem a ajuda de um profissional não é uma tarefa simples, mas com o passo a passo que montei, vai ficar fácil.

Quer ter um armário planejado com as medidas ideais para suas roupas ou coisas, harmônico no ambiente e dentro do seu orçamento?

Se estiver na dúvida entre fazer sob medida ou comprar pronto, veja esse outro artigo.

Como definir a posição de cada armário?

O primeiro passo é definir onde cada armário ficará. Em muitos casos, vale a pena posicionar armários com profundidades diferentes, por exemplo:

  • Se o armário ficar em uma parede que tem um “dente”, faça uma parte mais estreita e outra mais profunda.
  • Se você vai ter um armário em forma de L ou de U, defina uma profundidade diferente para cada pedaço.
  • Em um closet com um armário de frente para o outro, aproveite para fazer um mais profundo e um mais estreito, roubando menos o espaço do quarto.

Por que isso?

Eu recomendo tirar vantagem das profundidades diferentes e deixar com uma profundidade maior só onde for realmente necessário: espaços para barras de cabides, gavetas e calceiros.

Espaços para prateleiras com pilhas de roupas e sapatos não têm a menor necessidade de ter a mesma profundidade.

Na verdade eles ficam bem melhores com uma profundidade menor, pois não fica uma fileira de pilhas de roupa ou de sapatos na frente da outra, tornando difícil acessar a de trás.

Estude também a possibilidade de ter uma parte fechada com portas e uma com prateleiras abertas. Essa decisão vai depender da sua preferência estética e do que você acha que vai ser mais prático no dia-a-dia.

Posicionamento e profundidade de guarda-roupas: parte mais estreita para sapatos
Aproveite espaços menores para ter armários menos profundos para sapatos e pilhas de roupas.
Posicionamento e profundidade de guarda-roupas: partes fechadas com portas e partes com prateleiras abertas
Você também pode achar útil ter partes fechadas com portas e partes com prateleiras abertas.

Medidas externas

Como definir a profundidade dos armários?

A escolha do tipo de porta vai determinar a profundidade do seu armário. As portas de abrir vão ocupar cerca de 2cm, enquanto que as de correr ocupam a partir de 7cm, podendo ser mais quando forem mais portas correndo para o mesmo lado.

Se não souber como vão ser as portas, veja aqui como decidir.

A profundidade recomendada para armários é de 60cm para portas de abrir e 65cm para portas de correr.

Se for ter profundidades diferentes, como sugeri no tópico acima, fizer sentido para o formato do seu quarto, considere as medidas acima para a parte mais profunda. E para a parte mais estreita, 40cm para portas de abrir e 45cm para portas de correr.

Como definir a altura dos armários?

Geralmente vale a pena fazer o armário até encostar no teto. Assim você aproveita o máximo de espaço possível para guardar coisas de forma organizada.

Se ele for mais baixo, vai sobrar um espaço em cima dele que vai ficar ou inutilizado ou cheio de coisas à mostra, dando uma imagem menos organizada. E de uma forma ou de outra, vai ser um espaço difícil de limpar, que vai acabar ficando muito empoeirado.

Altura de guarda-roupas: mais baixo que o pé-direito

Antigamente, era comum ter portas separadas na parte mais alta do armário. Hoje em dia, a não ser que o pé-direito seja altíssimo, o ideal é ter uma porta só do chão ao teto. Assim você consegue aproveitar ao máximo a altura para deixar as divisões com alturas ideais.

Altura de guarda-roupas: até o teto

Em quantas portas devo dividir cada armário?

Isso vai depender do sistema de abertura das portas. As portas de abrir devem ter no mínimo 40 e no máximo 60cm de largura.

Então procure dividir o armário em um número de portas de forma que cada uma fique dentro dessa faixa.

Agrupe as portas duas a duas sempre que possível. Se for um número ímpar, deixe uma porta sozinha e as demais abrindo duas a duas, sem divisão entre as portas.

Tipos e larguras de portas para guarda-roupas: de abrir
Hinged doors are narrower and grouped two by two.

Para portas de correr, considere uma largura entre 70 e 120cm.

Nesse caso, as divisórias ficam entre uma porta e outra, e para portas maiores, pode ser necessário também uma divisória no meio para sustentação.

Tipos e larguras de portas para guarda-roupas: de correr
Portas de correr são mais largas. Nesse caso considere uma divisória para cada porta.

Medidas internas

Determine a largura necessária para cada divisão interna

Vamos começar verificando a largura necessária para cada área. Não existem medidas recomendadas, pois isso depende totalmente do volume que você tem de cada tipo de roupa.

Pegue uma trena e meça seu armário atual. Anote a largura existente para casacos pendurados, vestidos curtos, vestidos longos, largura total de gavetas, de calceiro ou cabides de calças, prateleiras para pilhas de roupas, sapatos.

Sempre que o espaço existente for insuficiente, faça uma projeção de qual seria a largura ideal, e anote sempre a ideal. Já que vai fazer um guarda-roupa novo e sob medida, aproveite para planejar divisões internas perfeitas para as suas roupas.

Determine a altura necessária para cada divisão interna

Da mesma forma que você anotou as larguras, você pode anotar também as alturas ideais baseadas no tamanho das suas roupas. Ou pode se basear nessas sugestões:

  • Para camisas e calças penduradas: 110cm
  • Para casacos e vestidos curtos pendurados: 120cm
  • Para vestidos longos: 190cm
  • Para calceiro: 85cm
  • Para prateleiras de pilhas de camisetas ou casacos: 30cm
  • Para gavetas de roupas: 20cm
  • Para gavetas de roupas íntimas: 10cm
  • Prateleiras para sapatos: 20cm, exceto botas altas (para essas, é melhor você medir as alturas e larguras necessárias e criar prateleiras especiais)
  • Para o maleiro, no topo do armário, é melhor medir as suas malas, porque as medidas podem variar muito.

Medir as suas próprias roupas vai ser mais trabalhoso, mas mais eficiente, porque o tamanho das roupas varia de acordo com a altura da pessoa.

Distribua as áreas determinadas no interior do armário

Com essas larguras em mãos, desenhe o armário novo visto de frente. Comece com um retângulo com a largura e altura externas que você definiu primeiro.

Considere 8cm embaixo e em cima dele fechados, para dar uma distância das portas até o teto e até o chão.

Desenhe as divisórias de acordo com o número de portas que você definiu.

Comece a distribuir as áreas no espaço, deixando sempre as gavetas e calceiro na parte de baixo, as prateleiras na parte de cima, e os cabideiros onde sobrar espaço, preferencialmente na parte de cima.

A parte mais alta, que você não alcança, pode ser uma prateleira para malas e caixas com itens pouco usados.

Tendo dividido as portas conforme o item acima, na maior parte das vezes você não precisa de mais nenhuma divisão vertical além das que vai ter entre uma porta e outra.

A não ser que você deseje criar uma área para muito poucas peças, como vestidos longos, por exemplo. Nesse caso, determine somente a largura necessária para essa área e crie uma divisória.

Medidas internas para guarda-roupas planejados

Uma vez terminada a distribuição das áreas, veja como ficou a disposição geral e avalie se é necessário trocar alguma área de lugar ou ajustar alguma altura para deixar o conjunto esteticamente mais harmônico.

Ajuste as alturas necessárias para que o total coincida com seu pé-direto.

Truques para ganhar espaço

Calceiro

O calceiro é uma espécie de gaveta, que em vez de uma base de madeira tem várias barras para pendurar calças.

Note que a altura ideal para calça em cabide é maior que a de calceiro. Isso é porque no calceiro não é preciso considerar a altura do cabideiro e do cabide, e assim se ganha espaço. Se precisar ganhar uns centímetros na altura, considere ter um calceiro.

Calceiro

Cabideiro retrátil

Se faltar espaço para encaixar todas as larguras que você anotou, considere diminuir a área de maleiro no topo e utilizar um cabideiro retrátil.

Ele permite que você pendure roupas até o teto, e puxando a barra dele você consegue trazer suas roupas até uma altura confortável para tirar e colocar cabides.

Assim você vai conseguir ter, por exemplo, algumas gavetas, prateleiras de roupas e um cabideiro no mesmo módulo. Ou dois cabideiros de alturas diferentes.

Cabideiro retrátil para guarda-roupa
Cabideiro retrátil para guarda-roupa

Pronto, agora você já sabe exatamente o desenho do seu armário antes de falar com um marceneiro!

Confira o índice de artigos sobre armários para aprender também sobre portas de correr ou de abrir, acabamentos possíveis, puxadores e outros assuntos.

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.