','

' ); } ?>

Como Escolher Luminárias Para o Quarto

Um quarto com uma iluminação bem pensada e aconchegante fica mil vezes melhor, né?

Não importa se você tem um projeto luminotécnico caprichado, ou só pretende trocar algumas luminárias estratégicas: dar atenção a esse assunto sempre traz um resultado incrível.

Nesse artigo você vai descobrir como usar cada tipo de luminária no quarto, e quais são as formas de transformar seu ambiente sem projeto e sem reforma.

Enquanto lê, deixe aberto também esse artigo sobre tipos de luminárias e tire suas dúvidas sempre que não estiver familiarizado com algum nome.

Determine a quantidade e o posicionamento das luminárias no quarto

O primeiro passo é pensar quais partes do quarto têm que ser bem iluminadas.

Quase todas as casas e apartamentos não reformados têm só um ponto de luz no centro do teto do quarto.

Se você simplesmente mantiver esse ponto, mesmo escolhendo uma luminária bacana, fica difícil criar um clima aconchegante. Isso porque a luz para iluminar o quarto todo está vindo de um único ponto, e acaba ficando muito forte.

Para um quarto mais aconchegante, é legal pensar em mais pontos distribuídos, com menos intensidade em cada um.

Comece pensando em quais pontos do quarto você precisa de luz direta: estantes, penteadeiras, armários, escrivaninhas: todos aqueles elementos em que é importante ver bem o que está neles.

Na cama e no resto do quarto, uma luz indireta é suficiente e mais aconchegante.

Como distribuir os pontos de luz?

Agora vamos ver algumas alternativas de tipos de luminárias para criar esses focos de luz direta e indireta.

Forro de gesso com spots de embutir + fita LED embutida em sancas

Quando há necessidade de pontos de luz direta, um forro de gesso permite que se criem quantos pontos e onde você quiser. É só fazer os recortes nos lugares definidos e passar a fiação do ponto original até eles por cima do forro.

Nessa solução, a iluminação geral é reforçada pela luz indireta vindo das sancas – em vez de encostar na parede, o forro termina um pouco antes com uma estrutura para embutir fitas LED. Isso também valoriza o revestimento das paredes.

Os pendentes sobre os criados mudos podem economizar espaço e são uma alternativa estilosa ao abajur.

Em cima da cama é interessante não deixar nenhum ponto de luz direta, pois ali é onde você vai preferir descansar com uma luz mais amena.

Forro de gesso com spots de embutir + arandelas

A sanca é só uma das formas de complementar a iluminação geral. Nesse exemplo, não há sanca, só tabica.

O forro só embute plafons em pontos específicos para iluminar a circulação e o armário. A iluminação indireta fica por conta das arandelas fixas na cabeceira, substituindo os abajures.

Se você tiver qualquer tomada na parede atrás da cama, não é necessário fazer reforma para ter uma cabeceira assim. Uma das funções do painel de madeira ou tecido é esconder a fiação desde a tomada até as arandelas.

Spots em trilho

Quarto com luminárias em trilho

Você não precisa de um forro pra criar pontos onde quiser. Nesse quarto, um trilho corre próximo às paredes focando em quadros e móveis com objetos, iluminando diretamente tudo que precisa ser enxergado com clareza.

Não há complemento de luz indireta para o resto do espaço. O centro do quarto só recebe luz indiretamente dos mesmos pontos.

Plafon de sobrepor ou pendente + abajures ou arandelas

Quarto com luminária pendente no centro e abajures
Projeto Mariana Kraemer via Historias de Casa.

Para quem não tem pontos que precisem de luz direta no quarto, ou não quer reformar nem gastar muito, a melhor escolha é um plafon de sobrepor ou pendente, complementado com abajures ou arandelas de colocar na tomada.

Nesse caso, como você vai ter um único ponto no teto, capriche na escolha da luminária. Nos exemplos que vimos acima, as lâmpadas ficam aparentes e emitem luz direta.

Aqui, é melhor um modelo de iluminação indireta ou difusa, isto é, com algo cobrindo a lâmpada, pois para iluminar o quarto todo com um ponto só, a lâmpada deve ser mais forte.

O complemento dos lados da cama também pode ser feito com algo diferente de um abajur:

Cordão de luzinhas em cima da cama
Para fugir do convencional, você pode o abajur por um cordão de luzinhas em cima da cama.
Luminária feita com corda, soquete e lâmpada pendurados em suportes de madeira
Você também pode improvisar uma corda com soquete e lâmpada para ligar na tomada e pendurar em um móvel, mão-francesa ou o que a sua criatividade sugerir.

Viu quanta ideia boa para conseguir uma iluminação ideal para o quarto, com ou sem reforma? Já decidiu qual vai ser a sua estratégia?

Para completar seu projeto de iluminação, aprenda a escolher lâmpadas e leia sobre luminárias para sala de estar, sala de jantar, banheiro, cozinha e lavanderia.

Agora não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.