','

' ); } ?>

Como Escolher Fechaduras, Maçanetas e Puxadores Para Portas

Finalizando nossa série de artigos sobre como escolher portas, vamos aos detalhes! Fechaduras, maçanetas e puxadores!

Você sabe exatamente o que é cada um? Em que tipo de porta se usa cada um, e quais os tipos? Esse é um assunto que confunde bastante, mas vou esclarecer todas as suas dúvidas!

Qual a diferença entre fechadura, maçaneta e puxador?

A fechadura e a maçaneta são facilmente confundidas porque costumam vir juntas, no caso de portas de giro (ou de abrir), que são as mais comuns.

A fechadura é o sistema que mantém a porta fechada ou trancada. Ela geralmente é composta de duas partes. A de cima permite só fechar a porta, e é acionada por uma maçaneta, e a de baixo permite trancar, e é onde se encaixa a chave.

Nem toda porta precisa de uma fechadura, mas geralmente se opta por tê-las para que as portas possam ser trancadas a chave.

E nem toda fechadura é acionada por maçaneta. Ela pode ter só a parte da chave, principalmente em portas com sistemas de abertura diferentes, como portas de correr, como veremos logo mais.

Fechadura de porta

A fechadura fica embutida na porta e permite fechar e/ou trancar a porta.
Maçaneta da porta

O acabamento externo da fechadura pode conter uma maçaneta para acionar o sistema de fechamento e abertura da porta.

Types of locks

Tipos de fechaduras

Existem 3 tipos de fechaduras:

  • Entrada: próprias para portas de entrada, possuem um sistema de travamento mais forte.
  • Banheiro: a diferença é que em vez de uma chave, há uma trava fixa. Assim a porta só pode ser trancada pelo lado de dentro.
  • Internas: visualmente idênticas ao modelo de entrada, as fechaduras internas não são tão fortes, mas também permitem trancar a porta por qualquer lado. São indicadas para todos os demais ambientes.

Tipos de puxadores

Em vez de uma fechadura completa com maçaneta, podemos ter dois elementos separados: um puxador para abrir e fechar a porta e uma fechadura para trancar e destrancar.

As portas de correr, camarão e sanfonadas não funcionam com o sistema de fechadura com maçaneta. Elas precisam de um puxador, e quando a porta deve ser trancada, de uma fechadura separada.

Existem fechaduras específicas para cada tipo de porta, pois uma tranca comum, usada em portas de giro, não trancaria uma porta de correr, por exemplo. Ela precisa de um fechadura bico-de-papagaio, que entra na porta virando para baixo:

Fechadura bico de papagaio para portas de correr
Fechadura bico de papagaio para portas de correr

Mas você não precisa se preocupar com esse assunto. Se você comprar uma porta pronta, ela virá com a fechadura adequada, e se encomendar uma personalizada para um marceneiro, ele vai saber o modelo ideal.

Então vamos à escolha do puxador, que tem muitas opções e muda totalmente a cara da porta.

Fechadura bico de papagaio para portas de correr com puxador cava
O modelo mais discreto para portas de correr é uma cava incorporada à própria fechadura.
Porta de correr com puxador em barra
Outra opção é um puxador em barra, disponível em vários tamanhos, formatos e acabamentos. Ele fica melhor em portas que correm por fora da parede. Nas portas embutidas, ele também pode ser instalado, mas a porta não pode entrar totalmente, então o vão tem que ser um pouco maior. Projeto Marcos Contrera
Porta de correr com puxador cava metálica
Outra opção é embutir uma cava metálica independente da fechadura.
Porta de correr com puxador cava esculpida na madeira
Uma solução bonita e elegante é a cava na própria porta, seguindo o mesmo acabamento de madeira ou pintura.

Se ainda faltar decidir algum detalhe da sua porta, confira aqui o guia completo de portas.

Não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.