','

' ); } ?>

Os 5 Melhores Materiais Para Janelas e Portas Externas

Está planejando as portas externas e janelas da sua casa e ainda não sabe qual o melhor material? Alumínio, ferro, madeira, PVC ou vidro temperado?

São muitas opções, e precisamos entender as diferenças de preço, durabilidade, praticidade e desempenho entre uma e outra para saber o melhor material para cada caso.

Continue lendo para saber mais sobre:

Alumínio

Um dos materiais mais utilizados hoje em dia, o alumínio se destaca pelo preço e pela praticidade, já que resiste bem às intempéries, mesmo em locais com maresia, não precisando de uma manutenção constante.

Outras vantagens são a leveza e a facilidade na hora de abrir e fechar.

Por outro lado, não é um material tão forte. Para locais com a necessidade de uma segurança reforçada, ele não é recomendado.

As esquadrias de alumínio já vêm de fábrica com pintura eletrostática, ou seja, ela não pode ser pintada na obra de qualquer cor.

As cores variam de acordo com o fabricante, mas as mais comuns são cinza fosco, branco e preto. As outras opções geralmente são cores mais sóbrias, como marrom, bronze, verde musgo, etc.

Portas de alumínio brancas.
Portas de alumínio brancasProjeto CR2 Arquitetura.
Portas de alumínio cinza fosco.
Portas de alumínio cinza foscoProjeto CR2 Arquitetura.
Portas de alumínio pretas.
Portas de alumínio pretasProjeto SN House do Studio Guilherme Torres. Foto: Eduardo Pozella.

Ferro ou aço

Por ser um material super resistente, as janelas de ferro são as mais seguras.

Além disso, é necessário um volume menor de material para segurar o vidro, e dessa forma o desenho fica mais limpo, com perfis fininhos.

Porta e janelas de ferro brancas
Como os perfis são fininhos, é possível criar inúmeras divisões nos caixilhos sem ficar um visual pesado. Em alguns casos isso é uma maneira de ter uma grande área de vidro, mas mantendo a segurança da casa. Projeto Estúdio Penha via Histórias de Casa.

Com isso, as janelas de ferro podem ter diversos desenhos e formatos, inclusive linhas curvas, e ficam bonitas mesmo com muitas divisões.

No caso dos modelos prontos, essa é também a opção mais barata.

Janelas de ferro

A resistência do ferro permite criar grandes áreas de janelas. Projeto Triptyque via Histórias de Casa.
Porta e janelas de ferro pretas
As muitas divisões nos caixilhos de ferro garantiram a segurança na frente da casa e permitiram a instalação de vidros diferentes, dependendo da necessidade de transparência ou opacidade em cada pedaço da fachada. O uso do ferro também tornou possível que o caixilho acompanhasse a inclinação da cobertura. Projeto 23 Sul. Foto Pedro Kok.

Para encomendar, já não vale tanto a pena quanto o alumínio, pois a produção é mais artesanal: os caixilhos são feitos por um serralheiro e chumbados nas paredes pelo pedreiro.

Geralmente os vidros são colocados por um vidraceiro, e a pintura feita por um pintor, ambos após a instalação dos caixilhos.

Com esse processo todo, o custo total com material e mão de obra para fazer esquadrias sob medida acaba ficando um pouco mais alto, mas ainda melhor que as opções PVC e madeira, que veremos a seguir.

Por outro lado, o fato de a pintura não vir de fábrica permite que você pinte da cor que quiser suas portas e janelas!

A maior desvantagem do ferro é a necessidade de manutenção constante para evitar ferrugem. Em regiões litorâneas, ele não é recomendado.

Madeira

A madeira se destaca pelo melhor isolamento térmico e pela beleza. As janelas e portas podem ser envernizadas ou pintadas com qualquer cor de tinta, então com esse material existe uma variedade enorme de possibilidades de acabamento.

Materiais para janelas e portas externas: madeira
A janela de madeira envernizada tem folhas internas de correr com vidro e folhas externas camarão com veneziana. Projeto Kika Camasmie
Materiais para janelas e portas externas: madeira pintada de verde
As janelas pintadas de verde dão graça ao quarto. As folhas internas são de abrir e maciças, e as externas, tipo guilhotina com vidro.

Os modelos maciços, mais resistentes, são mais indicados que os feitos com aglomerado de madeira. Mesmo assim, a ação do sol e da chuva compromete o material, que pode empenar.

Os cupins também são fonte de preocupação. Para aumentar a durabilidade das janelas, recomenda-se reaplicar verniz sempre que a madeira começar a ficar opaca.

As portas de madeira com vidro integram a sala ao jardim.

Além da manutenção constante, outra desvantagem dessa opção é o preço alto. Tanto para os modelos disponíveis prontos quanto os encomendados sob medida, as janelas de madeira são mais caras que de outros materiais.

Comprar porta ou janela pronta de madeira sai mais barato. Elas podem ser instaladas pelo próprio pedreiro, com espuma expansiva ou com tarugos e argamassa, o que não aumenta muito o orçamento.

PVC

O PVC, um tipo de plástico, é o material que garante o melhor desempenho às janelas e portas externas: o isolamento acústico e térmico é excelente, devido à sua fabricação sem emendas entre as peças, e tem uma altíssima durabilidade, com baixa necessidade de manutenção.

O PVC não está sujeito a corrosão ou oxidação e por isso resiste bem às intempéries. A única consequência da incidência de sol é na cor, podendo causar amarelamento ou desbotamento.

Porém, existe um aditivo que é geralmente incorporado ao material que garante a proteção contra o sol, mantendo os caixilhos como novos.

Alguns fabricantes incluem o aditivo e outros não, por isso é importante verificar isso e exigir a garantia contra o desbotamento ao escolher seu fornecedor.

Assim como nas janelas de alumínio, a pintura já vem de fábrica e você tem poucas opções de cores disponíveis.

Portas de PVC cinza
As esquadrias de PVC são bem parecidas com as de alumínio.
Portas de PVC imitando madeira
É comum o acabamento que imita madeira, principalmente em casas com estrutura de madeira e uma decoração rústica. Em casas de praia, essa é uma forma de ter o mesmo isolamento térmico da madeira, mas com alta durabilidade mesmo com a maresia.

Uma desvantagem do PVC é o preço mais alto. Porém, uma só empresa monta as esquadrias completas e instala, então você não tem que considerar outros custos (a não ser que você compre um modelo pronto).

Vidro temperado

Para todas as opções que vimos acima, o material da janela é na verdade só o da moldura dela, porque o material principal, presente em qualquer opção, é o vidro, certo?

Bom, e se não quisermos moldura nenhuma e fizermos as portas de janela só de vidro? Sim, isso é possível utilizando o vidro temperado, que é muito mais resistente que o vidro comum, e em alguns casos pode ser uma ótima ideia.

O vidro temperado é 5 vezes mais resistente a impactos, choques térmicos e altas temperaturas que um vidro comum da mesma espessura. Com isso as chances de quebra são mínimas, mas caso ele quebre, os cacos terão pontas mais arredondadas, redobrando a segurança.

Com isso, é possível ter grandes áreas de vidro sem a utilização de caixilhos.

Portas e janelas de vidro temperado
Portas e janelas de vidro temperado
Nessa casa de campo, a fachada foi toda coberta com vidro temperado: portas de correr na altura do térreo e folhas fixas acima. O pé-direito altíssimo demandou o uso de vigas metálicas a cada andar, limitando as dimensões das folhas de vidro e garantindo a segurança (a foto acima é da mesma casa).
Portas e janelas de vidro temperado
Nessa casa utilizaram-se duas soluções diferentes: onde há portas de correr, optou-se por caixilhos de alumínio (no térreo e do lado esquerdo do segundo andar). E para a folha fixa, o vidro temperado sozinho bastou (lado direito do segundo andar).

Os únicos metais necessários serão as ferragens para fixação e abertura das portas e janelas, os trilhos para os modelos de correr, e perfis em formato de U para segurar as folhas fixas.

Todos eles são bem mais fininhos e discretos que os tipos de caixilhos que vimos acima, e portanto, uma das vantagens do vidro temperado é um visual limpo e bonito.

Outras vantagens são o preço e a facilidade de montagem, já que o serviço todo fica a cargo do vidraceiro. Você não tem nenhum custo extra, como pedreiro, pintor…

A durabilidade também é excelente, já que o vidro em si não estraga nunca.

As desvantagens são o baixo desempenho do vidro com relação ao isolamento acústico e térmico da casa, pois ficam frestas no conjunto, para permitir a abertura das folhas.

Ele também não é indicado para lugares com necessidade de segurança reforçada contra arrombamentos.

Se for necessário limitar a incidência de sol no interior da casa, é possível optar pelo vidro de controle solar.

Para melhorar o isolamento acústico, há a opção do vidro duplo.

Mas esses modelos já aumentam bastante o orçamento, tornando a opção pelo vidro temperado mais cara que as outras opções de materiais.

Em banheiros, pode ser necessário um vidro translúcido, que deixa entrar a luz mas não se vê o outro lado com nitidez. Existem várias opções de vidros para isso, assim como outras cores.

Outra desvantagem é a limitação de sistemas de abertura: o vidro temperado é ideal para janelas ou portas de giro, basculantes, pivotantes e fixas. Outras opções funcionam melhor em outros materiais.

As portas e janelas de correr são possíveis em vidro temperado, mas o uso não é tão prático quanto com outros materiais.

These are the materials most used in external doors and windows. I hope I have clarified which type is ideal for you! To finish defining your frames, check out the other articles on doors and windows.

São esses os materiais mais utilizados em portas e janelas externas. Espero ter esclarecido qual o tipo ideal para o seu caso! Para acabar de definir suas esquadrias, confira os outros artigos sobre portas e janelas.

Depois, não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.