','

' ); } ?>

Box de Correr, de Abrir, Fixo, Pivotante ou Camarão?

Qual é o melhor tipo de abertura para as portas do box?

Antes de responder essa pergunta, vamos falar sobre o formato do seu box. Banheiros mais quadrados costumam ter box de canto, e banheiros mais compridos costumam ter box frontal. Se puder escolher, o box frontal é mais barato e prático.

Agora vamos ver os tipos de abertura de portas possíveis para cada formato. Então se seu banheiro já existe, clique no seu caso no menu abaixo.

Continue lendo para saber mais sobre:

Box frontal

Esse é o formato do box na maioria dos banheiros. Em banheiros retangulares, o box geralmente fecha a largura inteira dele.

Esse tipo também é possível em banheiros mais quadrados ou maiores. Mesmo se o box for no canto, você pode ter uma parede lateral, e o box fecha só a frente.

Box frontais são mais simples de instalar.

Box frontal com portas de correr: esse tipo de abertura funciona para a maioria dos banheiros, pois ao abrir, uma porta corre ao lado da outra, não ocupando espaço. Projeto Loft 87.
Nesse banheiro, temos duas variações do box de correr: ele tem 4 folhas em vez de duas, abrindo no centro. E o trilho com roldanas aparentes é mais leve que o tradicional, dando um acabamento mais fino ao banheiro.
Banheiro com box de abrir: esse tipo tem um visual ainda mais limpo que o box de correr com roldanas aparentes, pois ele não precisa de nada na parte de cima. Só tem duas ferragens com dobradiça, bem discretas, na lateral da porta. Além disso, é mais fácil adaptar a posição da porta para cada banheiro que na porta de correr, em que o box tem que ser dividido em partes iguais.
Em banheiros grandes, é possível dispensar a porta e ter só um vidro fixo protegendo o chuveiro. Alguns cuidados são necessários quando se opta por essa solução: atenção à posição do registro, pois o vidro fixo tem que ser largo. Se o registro ficar embaixo do chuveiro, como costuma ser, você vai ter que entrar embaixo dele para abrir a água. Além disso, é mais importante ainda ter um caimento adequado em direção ao ralo.
Menos comum, o box com porta pivotante é ideal para quem deseja uma porta mais larga. O sistema pivotante permite que uma parte da porta gire para dentro e outra para fora. Assim, mesmo larga, a porta não ocupa tanto espaço no ambiente.
Quando for necessário abrir o vão inteiro do box, você pode escolher uma porta camarão de vidro: ela tem duas folhas que correm para o mesmo lado, deixando a largura inteira livre para passagem. É uma boa opção para boxes frontais com largura menor, onde não cabem duas folhas de correr, por exemplo.

Box de canto

Esse tipo de box é um pouco mais complexo, porque geralmente são necessárias portas nas duas laterais.

Por isso, existem menos possibilidades de tipos de abertura de portas, sendo as de correr as mais comuns.

Box de canto com portas de correr: esse tipo permite que os dois lados se abram. Assim, a abertura tem uma boa largura mesmo se o box for pequeno e as portas finas.
Box de canto com porta de abrir: quando o box não é muito grande, esse tipo de porta ocupa um pouco de espaço, porque ela precisa ser diagonal para ser larga o suficiente.
Para boxes de canto maiores, qualquer tipo de abertura é possível. Você pode ter um vidro fixo na lateral, e portas só na frente. Aqui, uma porta de abrir foi instalada entre dois vidros fixos.
Se você escolher uma cortina em vez de um box, não precisa se preocupar com tipo de abertura.

E aí, já descobriu o melhor tipo de abertura para as portas do seu box?

Veja também os outros artigos desta seção para aprender sobre medidas ideais e diferenças entre box e cortina.