','

' ); } ?>

Tipos de Cuba Para Bancada de Banheiro: Embutida, Sobrepor, Apoio, Semi-Encaixe e Esculpida

Neste artigo vamos falar da parte mais importante da bancada do banheiro: a cuba! Vamos ver as diferenças entre os 5 tipos de cuba para você descobrir seu favorito.

Se você ainda não decidiu se vai fazer uma bancada com cuba ou instalar um lavatório (ou pia), veja aqui como escolher. E aqui, saiba tudo sobre como planejar uma bancada.

Cuba embutida

O tipo mais tradicional e barato, a cuba de embutir é colada embaixo da bancada.

É o único modelo que deixa visível o recorte na bancada. Por isso, ele precisa ser feito com forma e acabamento perfeitos.

É um modelo clean e discreto. Se você prefere chamar atenção para outros itens do banheiro, essa pode ser a melhor opção para você.

Não esqueça de considerar uma saia ou um armário sob a bancada para cobrir a altura inteira da cuba, pois a parte de fora desse tipo não tem acabamento.

Banheiro com cuba embutida

Cuba de sobrepor

Esse tipo é parecido com a cuba de embutir, mas tem uma borda por cima da bancada.

A borda deixa a cuba mais fácil de limpar, porque o interior dela fica todo exposto, enquanto que a parte de cima da cuba embutida fica mais escondida.

Por outro lado, a bancada fica um pouco mais difícil de limpar ou secar, pois você tem um obstáculo para empurrar a água para dentro da cuba.

A cuba de sobrepor é geralmente um pouco mais cara que a de embutir, por causa da borda com acabamento. Por outro lado, o recorte na bancada não precisa ser tão perfeito.

Fora esses dois detalhes, a diferença entre os dois tipos é basicamente estética. Você pode escolher a que gostar mais.

A dica de cobrir a altura toda da cuba abaixo da bancada vale para esse tipo também, que também não tem acabamento do lado de fora.

Banheiro com cuba de sobrepor
Banheiro com cuba de sobrepor

Cuba de apoio

Esse modelo fica inteiro para cima da bancada.

Como ele é visível por fora e por dentro, os dois lados recebem acabamento, e por isso é mais caro.

O furo na bancada é menor, só para passar o cano de saída de água, e não precisa ser bem acabado.

2 cubas de apoio no banheiro
Cuba de apoio no banheiro

Alguns modelos são uma boa escolha para espaços menores, porque podem avançar além da borda da bancada. Assim você pode ter uma bancada mais estreita, mas sem ter uma cuba pequena demais.

Lavabo com cuba de apoio grande em bancada estreita

A escolha da cuba de apoio requer alguns cuidados:

  • Fique atento à altura da bancada. Para que o topo da cuba fique a 85cm do chão, altura confortável, a bancada tem que ficar mais baixa. Com isso, o espaço de armário sob a bancada também é menor. Se a sua bancada for larga e você quiser aproveitar o espaço embaixo o máximo possível, melhor escolher outro modelo.
  • Alguns modelos têm o fundo com muito pouca inclinação, o que dificulta o escoamento. Se for um banheiro de uso constante, opte por um modelo com o fundo mais inclinado.
  • Nem toda torneira funciona para cuba de apoio. Ela deve ser ou de parede, ou uma de mesa mais alta. Verifique a altura da cuba e da torneira antes de comprar as duas (saiba como comprar a torneira certa para a sua cuba aqui).

Cuba de semi-encaixe

Outro modelo que funciona bem em banheiros pequenos, a cuba de semiencaixe é feita para avançar além da borda da bancada. Assim, a bancada pode ter a partir de 35cm de profundidade, em vez de 50, que seria o ideal para uma cuba embutida, por exemplo.

Assim como a cuba de apoio, esse modelo também fica bastante visível: uma borda acima da bancada, a frente e uma parte das laterais ficam aparentes e têm acabamento.

Por isso ela também é um pouco mais cara. Além disso, você precisa ter uma saia alta, cobrindo no mínimo toda a altura da cuba.

Banheiro com cuba de semi-encaixe
A escolha do modelo de semiencaixe na bancada de concreto possibilitou uma cuba grande mesmo com a bancada estreita. Projeto @raparquitetura

Cuba esculpida

É feita no mesmo material da bancada: pedra, porcelanato, Corian, concreto, madeira…

É uma opção bonita, diferente e sofisticada, que pode se adaptar bem a qualquer formato de bancada.

Por isso, costuma ser mais cara que comprar um modelo pronto.

tipos de cuba esculpida
A cuba esculpida pode ter o fundo reto ou em rampa, e nos dois casos, pode ter uma bandeja removível cobrindo a válvula ou não. Quando não tem a bandeja, no fundo reto, a válvula fica aparente, e no fundo em rampa, ela fica oculta. Esta última é muito bonita, mas é a de manutenção mais difícil, além de poder acumular limo em volta da válvula, pois não é acessível para limpeza.
Banheiro com cuba esculpida - fundo reto, sem bandeja, válvula visível
Cuba esculpida em concreto, sem bandeja, fundo em rampa, válvula oculta

Mas dependendo do desenho da cuba, pode ser menos prática, por espirrar muita água. As cubas nas fotos acima são lindas, mas rasas demais.

Se for um banheiro com uso constante, opte por uma cuba mais funda, como essas:

E aí, já descobriu seu tipo de cuba de banheiro favorito?

Agora não esqueça de escolher a torneira certa para ela.

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros itens de banheiro ou explore outros ambientes.