','

' ); } ?>

Ar Condicionado Split: Qual Modelo Escolher e Como Instalar

O Split é o melhor tipo de ar condicionado residencial por vários motivos, graças às suas muitas vantagens.

Mas não é tão fácil escolher o modelo ideal: qual a potência necessária para o meu ambiente? O que é o modelo Inverter? Quente e frio ou só frio? Além disso, a instalação é um pouco complicada e requer muita atenção.

Sim, são muitos detalhes para considerar, e errando na escolha, você pode acabar tendo problemas técnicos ou um modelo que não funciona no seu ambiente.

Por isso criei esse guia com tudo explicado e fácil de entender, para você fazer a compra certa, sem erro e sem preocupação.

Itens a verificar antes de comprar um ar condicionado Split

Como Escolher e Instalar Ar Condicionado Split

A palavra Split, em inglês, significa “separado”. Esse modelo tem dois aparelhos: a evaporadora, do lado de dentro da casa, e a condensadora, do lado de fora.

A condensadora é a responsável por resfriar o ar e faz um pouco mais de barulho, e a evaporadora só joga o ar no ambiente e é mais silenciosa.

Veja todos os pontos que você deve verificar para saber se a instalação do modelo Split é possível no seu caso:

  • Se existem locais adequados para os dois aparelhos, sem obstruções próximas para garantir o fluxo de ar. Quanto mais distantes as duas unidades ficarem, mais cara ficará a instalação.
  • No caso de prédios e condomínios, se existe alguma regra estabelecendo o local certo para a condensadora, ou mesmo proibindo a colocação em qualquer ponto da fachada, o que inviabiliza escolher esse modelo.
  • Por onde serão passadas as tubulações de cobre ligando um aparelho ao outro. Essa tubulação pode ser embutida na parede, no piso ou no forro, e não pode cruzar nenhum elemento estrutural no caminho.
  • Se é possível levar um ponto 220V para a posição da condensadora. O caminhamento dessa fiação também tem que ser estudado.
  • Se é possível incluir um novo disjuntor no quadro elétrico para esse ponto 220V.
  • A evaporadora, dentro de casa, precisa de um cano para saída de água para fora da casa ou chegando em alguma tubulação de esgoto. Verifique também por onde pode passar esse cano, deixando ele sempre com inclinação para baixo.

Portanto, essa é uma opção de excelente desempenho, mas que dá bastante trabalho e custo na instalação.

Em construções novas, é muito mais fácil considerar todos os detalhes.

Em reformas, às vezes é difícil encontrar caminhos possíveis para as tubulações. Na dúvida, chame um instalador para avaliar. Afinal, você vai precisar contratar um profissional para fazer essa instalação mais tarde.

Como definir a potência do ar condicionado pelo tamanho do ambiente?

A potência ideal para o ar condicionado é medida em BTUs e depende de vários fatores: tamanho do ambiente, número de janelas, sol recebido de manhã e à tarde, quantidade de pessoas e de aparelhos eletrônicos no ambiente.

Você não precisa entender o que o BTU significa e nem fazer nenhuma conta, basta usar uma calculadora como essa aqui.

É melhor uma condensadora para cada Split ou uma só condensadora para 2, 3 ou 4 splits?

As condensadoras Bisplit, Trisplit e Quadrisplit são recomendadas para lugares onde não há espaço para mais condensadoras, pois um conjunto desse tipo fica mais caro do que comprando aparelhos com uma condensadora e uma evaporadora cada.

Se houver espaço de sobra, aproveite para economizar.

Se optar por uma multisplit, a escolha é simples: a potência da condensadora em BTUs tem que ser igual à soma das potências das evaporadoras, que podem ser diferentes entre si.

O que é ar condicionado Inverter?

A tecnologia Inverter controla a energia gasta pelo sistema, dependendo da capacidade necessária para deixar o ambiente na temperatura desejada. Em vez de operar sempre na energia máxima, o aparelho poupa energia, reduzindo em até 60% o consumo.

Ar condicionado quente/frio vale a pena?

Se onde você mora faz frio no inverno, vale a pena considerar um aparelho quente/frio.

A diferença de preço em relação ao modelo que só esfria costuma ser pequena, com certeza muito menor que o valor de um aquecedor separado.

Além disso, ele é mais econômico e aquece mais rápido que os aquecedores a óleo ou a resistência.

Nesse tipo de aparelho, basta ajustar no controle remoto a função quente. Só não é recomendável mudar de “frio” direto para “quente”, o que pode danificar o aparelho. Recomenda-se desligar o aparelho e esperar pelo menos 5 minutos antes de mudar a função.

Onde posicionar a evaporadora e a condensadora?

O posicionamento da evaporadora (dentro da casa) é fundamental para garantir um ambiente com a temperatura uniforme.

Em ambientes retangulares, procure posicioná-la numa das paredes com a menor largura, isto é, voltada para a maior dimensão do ambiente. Isso facilita que o ar se espalhe, pois a maior parte dele estará indo para frente e não virando para os lados.

Posicionamento de evaporadora e condensadora em sistema de ar condicionado split

Em ambientes com outros formatos, sempre procure colocar a evaporadora numa posição em que você consiga enxergar todos os pontos do ambiente.

Se houver um ponto cego, o ar dificilmente vai fazer a curva necessária para chegar lá. Nesse caso, é necessário ter mais de um aparelho para garantir a uniformidade de temperatura.

Em quartos, evite posicionar o aparelho na frente da cama, para evitar o fluxo de ar direto sobre quem está dormindo. O ideal é ele ficar em cima da cama. Se não for possível, a parede lateral também funciona.

Quanto à condensadora, quanto mais próxima da evaporadora melhor.

Se for possível, faça um furo na parede da evaporadora e deixe a condensadora exatamente do outro lado. Assim o comprimento da tubulação é mínimo, assim como o custo da instalação.

Se não for possível, estude a posição mais próxima possível, considerando que no caminho toda a tubulação terá que ser embutida na parede, no forro ou no piso, e não deve atravessar nenhum elemento estrutural.

O aparelho pode ficar apoiado no chão ou fixo na parede com mãos-francesas.

Posso instalar só a tubulação e deixar para instalar os aparelhos depois?

Sim. Se estiver fazendo obra e optar pelo sistema Split, aproveite para deixar a tubulação de cobre, o dreno e a fiação 220V passados.

Depois você pode instalar o aparelho tranquilamente, sem ter que quebrar mais nada. Nesse caso, atente-se para todos os detalhes do aparelho ideal para o ambiente, pois você já precisa saber a potência necessária. Cada aparelho precisa da tubulação certa para sua potência.

Mas é importante que você tenha certeza que vai instalar o ar no futuro, pois o material e a mão-de-obra, mesmo para deixar só a infraestrutura passada, são caros. Às vezes, até mais caros que o aparelho.

Espero ter facilitado a escolha do seu ar condicionado split ideal! Para tirar outras dúvidas, confira o índice de artigos sobre ar condicionado.

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.