','

' ); } ?>

Tipos de Ar Condicionado: Split, Janela ou Portátil?

O ar condicionado é um item cada vez mais popular no Brasil. Se você está pensando em comprar um aparelho, deve saber que existem tipos com preços e complexidades de instalação muito diferentes.

Então, a escolha do tipo ideal para cada situação deve ser feita com bastante cuidado.

Vamos focar nos três tipos principais para uso residencial: split, janela e portátil, e apresentar as vantagens e desvantagens de cada um.

Ar condicionado Split

Tipos de ar condicionado - Split

A palavra Split, em inglês, significa “separado”. Esse modelo tem dois aparelhos: a condensadora, do lado de fora da casa, e a evaporadora, do lado de dentro.

A condensadora é a responsável por resfriar o ar e faz um pouco mais de barulho, e a evaporadora só joga o ar no ambiente e é mais silenciosa.

O split é o tipo de ar condicionado mais tecnológico, silencioso e eficiente.

Está disponível em muitas opções de potência, chegando até 80 mil BTUs, e por isso é indicado para áreas pequenas ou grandes.

Além disso, é o tipo de ar condicionado que se adequa melhor à arquitetura dos ambientes, pois as evaporadoras são mais discretas que os modelos de janela e portáteis.

As desvantagens são o preço mais alto, tanto do aparelho quanto da instalação, e a instalação mais complexa. Assim, é uma boa opção para quem pode fazer um investimento de longo prazo no imóvel.

Verifique aqui todas as adaptações que você terá que fazer na sua casa para instalar um split e como escolher o modelo ideal para o seu ambiente.

Ar condicionado de janela

Tipos de ar condicionado - de janela

Esse é o modelo mais antiguinho, o primeiro a ser instalado por muitos brasileiros. É chamado de janela porque sua instalação é feita abrindo um retângulo na parede da fachada. Diferente do Split, um único aparelho esfria o ar e joga no ambiente.

Ele foi se tornando menos popular por ser muito mais barulhento e consumir mais energia que outras opções. Por isso, muitas empresas estão deixando de fabricar esse tipo de ar condicionado, então você encontra muito mais opções de Split disponíveis no mercado.

Além disso, ele não está disponível em potências maiores, sendo indicado só para ambientes pequenos.

A maior vantagem é o preço, tanto do aparelho quanto da mão-de-obra, já que a instalação é muito mais simples.

Porém, ela exige que exista uma posição em que o aparelho fique bem posicionado tanto dentro do ambiente quanto na fachada. Ambientes sem janela já inviabilizam essa opção.

E hoje, a maioria dos prédios padroniza a posição de aparelhos na fachada. Se o seu prédio for novo, esqueça essa opção, pois os projetos novos preveem o modelo Split, com a condensadora em um local padronizado na fachada.

Se for antigo, verifique onde é permitido instalar o modelo de janela.

Lembre-se também de um ponto 220V para o aparelho e de um novo disjuntor exclusivo.

Se estiver considerando essa opção, lembre-se que apesar da economia na instalação, você vai gastar mais na conta de luz depois.

Outra questão é a manutenção: é preciso retirá-lo da parede quando há necessidade de reparo e levá-lo para assistência técnica. Além de ficar um buraco na parede durante o conserto, o processo acaba ficando mais caro do que a manutenção de um Split.

Ar condicionado portátil

Tipos de ar condicionado - Portátil

Normalmente utilizado em imóveis que não podem passar por reforma ou alteração na fachada, o ar condicionado portátil não requer nenhuma instalação.

Ele tem um tubo que deve ser posicionado na janela no momento do uso, jogando o ar para fora. E não precisa de sistema de drenagem: ele vai acumulando a água dentro dele, e deve ser esvaziado periodicamente.

Seu funcionamento é muito parecido com o modelo de janela. Também fica inviável sua utilização em ambientes sem janela, que inviabilizam a troca de ar.

Essa opção é indicada somente se não for possível nenhuma das outras duas, pois o custo-benefício do ar condicionado portátil é pior.

Os aparelhos são caros, disponíveis só em baixas potências, servindo só para ambientes pequenos, fazem bastante barulho, ocupam espaço em frente à janela e gastam mais energia.

Espero ter facilitado a escolha do seu tipo de ar condicionado ideal!

Agora não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.