','

' ); } ?>

Janela de Correr, de Abrir, Pivotante, Basculante, Maxim-ar ou Guilhotina?

As janelas são elementos importantíssimos de uma casa ou apartamento: são as responsáveis por trazer a luz, a ventilação e a vista para dentro, e ao mesmo tempo protegem o interior de frio, vento e chuva.

O posicionamento e as dimensões delas são fundamentais para garantir uma casa bem iluminada, ventilada e seca, mas o trabalho não acaba por aí.

Existem diversos tipos de abertura, materiais, opções prontas ou sob medidaEstá achando confuso definir todos os detalhes para cada janela da sua obra?

Vamos começar entendendo o funcionamento dos tipos de abertura disponíveis, e para que caso cada uma é mais indicada?

Janela de giro (ou de abrir)

As janelas de giro têm a vantagem de conseguirem abrir o vão inteiro, pois se projetam para fora do vão.

No caso de venezianas, isso garante a luminosidade máxima, e no caso de folhas de vidro, mais ventilação.

Além disso, são baratas e funcionam bem.

A desvantagem é que ocupam espaço quando abertas. Mas dependendo do formato do seu espaço, isso pode nem ser um problema!

Janela pivotante

As janelas pivotantes são uma boa alternativa para abrir o vão inteiro sem ocupar tanto espaço, pois elas giram ao redor de um eixo no centro da janela. Assim, um pedaço abre para dentro e outro para fora.

No caso de janelas estreitas e altas, esse sistema é ideal porque a folha da janela se projeta bem pouco além da espessura da parede.

Janela de correr

Ao contrário das janelas de abrir, as de correr têm a vantagem de não se projetarem para fora do vão. Assim você não precisa se preocupar com o espaço que elas vão ocupar para dentro ou para fora.

A desvantagem é não abrir o vão todo.

No caso de janelas grandes, você pode ter várias folhas correndo para o mesmo lado, e assim conseguir abrir a maior parte do vão.

Mas em janelas menores, com duas folhas, o modelo de correr significa perder 50% da abertura.

Existem janelas com todas as folhas de correr, de forma que você pode escolher qual lado abrir, e janelas com uma folha fixa e as demais de correr, assim o mesmo lado sempre fica fechado.

Janela basculante

Bastante utilizada em banheiros, a janela basculante é dividida em várias peças, que se abrem projetando metade para dentro e metade para fora. Uma única manivela aciona todas as folhas simultaneamente.

Por ter mais divisões, esse tipo de janela limita a visibilidade do outro lado, por isso ela não é adequada para vãos maiores em ambientes em que essa visibilidade é desejada.

A vantagem é que as folhas basculantes abrem o vão inteiro sem ocupar espaço para dentro ou para fora, maximizando a ventilação.

Janela maxim-ar

Esse modelo tem só uma folha, que se abre para fora e para cima. É indicado para vãos menores, em que se busque abrir o vão todo tanto para a ventilação quanto para a visão do outro lado.

janela maxim-ar

Janela guilhotina

Indicado para vãos maiores, esse modelo é dividido em duas folhas, uma em cima da outra. Geralmente a folha de baixo abre ficando na frente da folha de cima.

Em alguns casos, são feitas caixas em cima e embaixo do vão para embutir as folhas quando abertas. Assim se abre o vão todo.

Em qualquer caso, é ideal ter um sistema de contrapeso para facilitar o manuseio, para que não seja necessário carregar o peso da folha ao subir e descer.

As janelas não precisam ser todas do mesmo tipo.

Avalie as vantagens e desvantagens de cada um e as características de cada ambiente para saber o que vai dar mais certo: de abrir, de correr, pivotante, basculante, maxim-ar ou guilhotina.

Para completar, que tal já definir também o material e se vai comprar janela pronta ou encomendar sob medida?

E não deixe de conhecer neste site outros conteúdos fundamentais para a sua obra! Veja aqui outros assuntos sobre áreas secas ou explore outros ambientes.